A ação pedagógica com os bebês e com as crianças bem pequenas exige uma docência fundamentada na relação e na interação humana.
Nesse sentido, o profissional dos berçários se envolvem em trocá-las, alimentá-las, acalentá-las, brincar com elas, contar histórias, cantar, enfim, ocupar-se do seu desenvolvimento integral.
Para esses grupos, entendemos que o brincar natural é a forma que a criança pequena possui para desen-volver todas as ferramentas que utilizará para conhecer e conquistar o mundo. Quanto mais livre a brinca-deira, mais ativa será a criatividade à disposição das crianças nos anos que se seguirão. A função dos adul-tos, nessa fase da infância, é servir de modelo, exemplos dignos de serem copiados pelos pequenos em suas brincadeiras. Brincar de casinha, de cozinhar, de construir, de montar são formas de a criança colocar em prática o que aprende do mundo através dos modelos apresentados pelos pais e educadores. Nossas educadoras se esforçam diariamente por serem exemplos amados pelas crianças.
No berçário II, as crianças vêm de um espaço todo adaptado para bebê, gerando preocupação com os acidentes de percurso, alimentação e os cuidados de higiene. É o começo de uma nova etapa cheia de desafios estimulantes. Nessa faixa etária inicia-se um projeto pedagógico mais estruturado com realização de atividades, envolvendo recorte e colagem, pinturas, uso de diferentes matérias como giz de cera, por exemplo. Além do uso do material didático, as crianças exploram as áreas externas da escola.
No período da manhã, as profissionais realizam com os grupos atividades motoras e lúdicas.
Lembrando que as crianças do Berçário IB realizam o lúdico sem material pedagógico, somente a partir do Berçário II.